O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou uma queda de 0,5 ponto em fevereiro, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira, 19. Esta queda, de 53,2 pontos para 52,7 pontos, interrompe uma sequência de dois meses de avanço da confiança empresarial.
Apesar do recuo, o índice ainda se mantém dentro do nível de confiança, já que sua pontuação varia de zero a cem, e valores acima de 50 pontos indicam otimismo.
No entanto, a confiança do empresário encontra-se abaixo da média histórica, que é de 54 pontos, segundo a CNI. Mesmo assim, permanece 2,1 pontos acima do indicador de fevereiro de 2023, quando o índice ficou em 50,6 pontos.
A pesquisa revela que a queda na confiança deste mês foi generalizada entre todos os componentes do ICEI. O índice de confiança em relação às condições atuais recuou 0,6 ponto, atingindo 47,7 pontos, indicando uma percepção de piora das condições atuais em relação aos últimos seis meses.
Por outro lado, o índice de expectativas caiu 0,5 ponto, chegando a 55,2 pontos. Apesar disso, o indicador permanece em um patamar otimista em relação aos próximos seis meses, ficando acima dos 50 pontos.
No entanto, o subcomponente que avalia a expectativa em relação aos próximos seis meses da economia brasileira caiu de 50,1 pontos para 48,8 pontos, indicando um cenário mais pessimista para os empresários.
A pesquisa foi realizada com 1,3 mil empresas durante o período de 1º a 7 de fevereiro.